Páginas

29/06/2011

2010. O Corinthians entra no ano do Centenário visando a conquista da Libertadores da América, único título que falta a galeria de glórias alvinegras.
Devido a isso, o Corinthians jogou alguns jogos do Paulistão com times mistos. Com uma campanha irregular, o Timão terminou a primeira fase em 5º lugar, ficando fora das semifinais do campeonato. Apesar disso, o time fez jogos memoráveis, como a vitória por 1 x 0 diante do Palmeiras, em 31/01/2010, que terminou com o jejum de 3 anos (ou 7 jogos) sem vitória frente ao nosso maior rival. Mas talvez o maior jogo do Paulistão 2010 para o Timão foi a vitória por 4 x 3 contra o São Paulo, no dia 28/03/2010. O Timão chegou a fazer 2 x 0 e 3 x 1 no placar, mas permitiu o empate em 3 x 3. Aos 48 minutos, Iarley, com a ajuda do zagueiro são paulino, faz o gol da vitória! Dramática, como a Fiel gosta.

Mas o que o Corinthians queria mesmo era a conquista da Libertadores. Porém, mais uma vez, ela não veio. O grupo do Corinthians na primeira fase teve a participação, além do Timão, de Racing do Uruguai, Independiente de Medelín e Cerro Porteño. Como sempre, o Coringão faz uma campanha perfeita na primeira fase, ganhando 5 jogos e empatando apenas 1, contra Independiente de Medelín, na Colômbia (1x1) e terminando como o time de melhor campanha entre todos os participantes da competição continental. Quis o destino que o pior 2º colocado da primeira fase fosse o Flamengo, adversário do Corinthians nas Oitavas. No primeiro jogo, vitória do Flamengo por 1 x 0 no Maracanã, em um gramado muito prejudicado pela chuva. No jogo de volta, o Pacaembu recebe grande público e o clima é de confiança total. O Corinthians começa com tudo e o 1º tempo termina com 2 x 0 para o Timão. Mas a alegria durou pouco. O Flamengo marca logo no início do 2º tempo com Wagner Love e enterra o sonho alvinegro de conquistar o torneio sulamericano no ano do centenário. Ao final do jogo, a torcida aplaude o time, sabendo que não faltou vontade e raça para buscar o resultado e a classificação. Com isso, a última esperança de título no ano em que o Coringão completa seu primeiro centenário é a conquista do Brasileirão. A campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro foi irregular.

O time chegou a liderar a competição e dava pinta de que iria conquistar o título, até de forma antecipada. Antes do fim do 1º turno, a data que todo corintiano esperava chegou: 1º de setembro de 2010. O Corinthians comemora 100 anos de vida, glórias e lutas. Milhares de pessoas vão às ruas comemorar o primeiro século corintiano. No evento realizado para a comemoração, o maior presente: Andrés Sanches revela o que a torcida esperava por muitos anos: a construção do tão sonhado estádio. O local escolhido foi Itaquera, na Zona Leste. Junto com a revelação da construção do estádio, outra bomba: o estádio é escolhido pela Comissão da Copa de 2014 como o estádio da cidade de São Paulo para a Copa e Palco do jogo de abertura do Mundial. É muita emoção para um dia só! Passadas as devidas comemorações, o torcedor acreditava cada vez mais no título brasileiro, pois o time vinha embalado e conseguiu vitórias importantes no início do 2º turno, como contra o Fluminense, no Rio (2 x 1) e contra o Santos, na Vila (3 x 2). Porém, no meio do 2º turno, o Timão amargou 5 jogos sem vitória, inclusive uma derrota por 4 x 3 em casa, contra o pequeno e inofensivo Atlético Goianiense, caiu na tabela e viu o sonho de conquistar o campeonato ficar mais distante. Mais o time não desiste e consegue outros bons resultados: 1 x 0 contra o Palmeiras, 1 x 1 contra o Flamengo, no Rio e 2 x 0 contra o São Paulo. Na noite de 13 de novembro de 2010, um jogo que poderia ter sido histórico: Corinthians x Cruzeiro, no Pacaembu.

 O Timão precisa desesperadamente da vitória para chegar a liderança, faltando apenas 3 jogos depois desse. O time atacava, atacava e nada. Até que aos 43 minutos do segundo tempo, o juiz marca penalti a favor do Coringão. Ronaldo cobra, marca e deixa o Corinthians na liderança, dependendo apenas de si mesmo para ser campeão. Foi o último gol da Ronaldo com a camisa do Corinthians. Mas o Corinthians não conseguiu se segurar no topo da tabela. Empatou com o Vitória (1 x 1), ganhou do Vasco (2 x 0) e empatou na última rodada com o Goiás. Com esses resultados, o Timão não só perdeu o título para o Fluminense, como foi ultrapassado pelo Cruzeiro. Com a 3ª colocação, o time não estava com a vaga na Libertadores de 2011 garantida. Seria preciso disputar a Pré-Libertadores, contra o fraco Tolima, da Colômbia. Tarefa mole para Ronaldo, Roberto Carlos e Cia... Mal sabiam eles o que estavam por vir... 2011 começou com mais um Projeto Libertadores. O final, todo mundo já sabe, né? O Corinthians é eliminado pelo Tolima, após empate sem gols no Pacaembu e derrota por 2 x 0 na Colômbia, no dia 2 de fevereiro. A torcida protesta de forma violenta e faz com que Roberto Carlos troque o Timão pelo futebol russo. Dias depois, Ronaldo anuncia o fim da carreira. Enquando uns saem, outros chegam: Liedson volta ao Corinthians após quase 8 anos. Com a eliminação precoce na competição continental, restava o Paulista para salvar o 1º semestre. O time faz uma campanha segura o suficiente para se classificar em 3º lugar, com destaque para Liedson, que marca gol atrás de gol Nas Quartas-de-final, disputada em jogo único no Pacaembu, O Corinthians vence o Oeste por 2 x 1, gols de Liedson e Willian, e se classifica para a semifinal, onde enfrentaria o arquirival Palmeiras. Também em jogo único, a semifinal foi dramática.

O timão sai atrás do placar, mas Willian empata o jogo e leva a decisão para os penaltis. Na primeira série de cobranças, ninguém perde. Nas alternadas, deu Corinthians: 6 x 5 Na outra semifinal, o Santos vence o São Paulo por 2 x 0. Apesar do esforço e da garra, o Corinthians não conseguiu segurar o Santos de Neymar e Ganso. Com empate em 0 x 0 no Pacaembu e derrota por 2 x 1 na Vila, o Corinthians fica com o vice campeonato. A única coisa boa é a artilharia de Liedson, ao lado de Elano, do Santos: 11 gols cada. Para voltar a sonhar com o título continental, resta fazer uma boa campanha no Brasileirão e conquistar uma vaga para a Libertadores do ano que vem... Vai Corinthians!

Nenhum comentário:

Postar um comentário